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terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Passat Nacional

O nascimento



Você já ouviu falar da fábrica de automóveis alemã NSU (Neckarsulm Strickmaschinen Union)? Pois foi através dela que o Passat começou a se materializar.



Na década de 60 a VW adquiriu a fábrica e junto com ela um projeto de um sedã de tração e motor dianteiro refrigerado à água, algo ainda inédito para a VW, o K70 que através da então incorporada Audi o transformou no famoso Audi 80, um três volumes mais harmonioso que o modelo que o originou. A VW pensando em se utilizar da mesma plataforma, entregou a missão de modificar o desenho do Audi 80 para Giorgio Giugiaro, um dos mais conhecidos designers de automóveis do mundo, criando um fastback. E assim surgiu o Passat. O nome, assim como em outros veículos da marca, é de um vento que sopra na Europa, dando idéia de velocidade. Nunca foi produzida uma versão sedan dessa geração do Passat, de modo que os modelos Audi e Volkswagen tinham carrocerias diferentes e não competiam diretamente.



1974 – É produzido no Brasil o veículo mais moderno da VW para a época



No Brasil o Passat surgiu em 1974 - um ano depois da versão europeia - mas apenas na versão fastback (havia uma versão SW de 5 portas pruduzido na Europa). A sua primeira carroceria no Brasil foi a de 2 portas. Em 1975 foi lançada a versão de 4 portas e em 1976 foi lançada a de 3 portas. A carroceria de 5 portas teve apenas pouquíssimas unidades fabricadas no Brasil e usadas em testes de viabilidade no mercado pela Volkswagen, sendo extremamente rara e desconhecida por muitos brasileiros, embora tenha vendido bem na Europa. Em 1979 o Passat brasileiro ganha nova dianteira herdada do Audi 80 1978, e ganha também novos pára-choques com desenho mais reto e robusto. Em 1981 a maior mudança visual do Passat brasileiro são os piscas traseiros que passam a ser na cor âmbar ao invés de vermelhos. Em 1983 o Passat passa a ter quatro faróis retangulares. Em 1985 o Passat ganha pára-choques envolventes e novas lanternas dianteiras e traseiras, e deixa de ser fabricada a versão de 3 portas. No dia 02 de dezembro de 1988, a Volkswagen suspendia a produção do Passat no Brasil. Cerca de 100 unidades ainda chegaram a ser produzidas como modelo 89.




A cara do Passat no início dos anos 80 na Europa:



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